. . Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) desenvolve a sua ação nos estabelecimentos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, sendo três os domínios considerados para a sua intervenção:
Atribuições
Equipa Técnica
Onde Estamos
Destinatários Podem aceder ao Serviço de Psicologia e Orientação alunos, pais e encarregados de educação, diretores de turma, professores e pessoal não docente. Horário de Atendimento O Horário de atendimento encontra-se afixado na porta do SPO. Autonomia Técnico - Científica A psicóloga que integra o SPO dispõe de autonomia técnica e científica. Depende do órgão de direção da escola, sem prejuízo da sua autonomia técnica e do respeito pela sua deontologia profissional. Ética e Deontologia A psicóloga do SPO respeita, na sua prática, as normas éticas e deontológicas do exercício profissional da psicologia adotadas pelo Código Deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses, nomeadamente, na manutenção da privacidade e confidencialidade dos alunos e das suas famílias, o respeito pelas decisões e os direitos e legítimos interesses da pessoa, neste caso particular, alunos e encarregados de educação. O que tem o SPO para oferecer aos seus alunos?
Avaliar o desenvolvimento cognitivo e sócio - emocional dos alunos e acompanhar os mesmos, ajudando-os a superar as dificuldades psicossociais, emocionais e psico-pedagógicas. Desenvolver as potencialidades dos alunos e promover o sentimento de confiança e crença nas suas competências académicas e pessoais. No caso de os alunos apresentarem dificuldades de aprendizagem que não justifiquem a aplicação de medidas educativas previstas no Decreto-Lei n.º 03/2008, de 7 de Janeiro, serão encaminhados para o SPO, caso haja horário disponível e/ou para o apoio pedagógico acrescido, onde receberão as respostas educativas adequadas.
A psicóloga avalia e presta apoio psicopedagógico direto e/ou indireto aos alunos com necessidades educativas especiais; aplica os procedimentos segundo a CIF (Classificação Internacional de Funcionalidade), no sentido de serem implementadas medidas previstas no Decreto-Lei n.º 03/2008, de 7 de Janeiro.
As atividades desenvolvidas envolverão os alunos do 9ºano num regime de intervenção com as turmas, sessões de grupo e/ou entrevistas individuais. Pretende-se fomentar a exploração e o investimento vocacional através do conhecimento de si próprio (dos seus interesses, aptidões, valores e atitudes) e do conhecimento do mundo ocupacional (opções escolares e mundo profissional) com vista a uma tomada de decisão vocacional segura e responsável.
Apoiar individualmente ou em pequeno grupo, no âmbito da Orientação Vocacional, os alunos do 9ºano que continuam a evidenciar problemas de indecisão vocacional após o processo desenvolvido em contexto de grupo – turma.
Adequam medidas de intervenção ajustadas à problemática diagnosticada e encaminham os casos em que se considera necessário um tipo de resposta específica com a finalidade de minimizar as dificuldades despistadas em consulta psicológica ou referenciadas pelos docentes. Promovem o desenvolvimento de um trabalho de cooperação e articulação efetivo com encarregados de educação, família próxima e/ou outra rede social de apoio do aluno.
Através da divulgação de folhetos/brochuras informativas e/ou ações de sensibilização quando se considerar pertinente junto de alunos, professores, educadoras e encarregados de Educação Documentos Introdução e Competências do SPO (Apresentação PowerPoint) Apoio Psicopedagógico: temas de psicologia interessantes para uso de professores e alunos - Métodos de Estudo (Apresentação PowerPoint) Processo de Encaminhamento: ficha de autorização e encaminhamento - Encaminhamento Cursos Ciêntifico-Humanisticos (Apresentação PowerPoint) . . . . . .
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Actualizado em Quinta, 23 Outubro 2014 22:54 |