Tudo começou no ano letivo 2010-2011 quando o Agrupamento de Escolas Gardunha e Xisto, Fundão, foi convidado pela DGE - Direção Geral da Educação para, em colaboração com o British Council, participar num projecto inovador no sistema de ensino público, intitulado “Projeto Ensino Bilingue Precoce no 1º ciclo do ensino básico” (projeto piloto a quatro anos).
Foram seleccionados docentes dos grupos 110 (1º CEB) e 220 (2º CEB), que constituíram uma equipa que, ao longo de 4 anos, fez formação no âmbito do ensino bilingue, formação promovida pela DGE em colaboração com o British Council. A formação foi muito objectiva e prática, permitindo aos formandos a partilha de experiências, conhecimentos, materiais e mesmo preocupações.
No final desses quatro anos o projeto foi avaliado de forma muito positiva e os resultados foram apresentados na “Conferência Ensino Bilingue Precoce/CLIL em Inglês no 1.º CEB – Uma realidade em construção em Portugal”, na Escola Secundária Eça de Queirós, Lisboa, 18 de abril de 2015.
Terminado o projeto piloto, o Agrupamento de Escolas Gardunha e Xisto deu continuidade ao Ensino Bilingue em virtude dos alunos, pais e docentes estarem muito satisfeitos com os resultados. Assim o agrupamento candidatou-se ao Programa de Escolas Bilingue em Inglês em 2016-2017, e desde de então o PEBI está a ser desenvolvido em duas escolas do Agrupamento, EB1 Nossa Senhora da Conceição e EB Serra da Gardunha, no Fundão. O PEBI é monitorizado anualmente pela DGE, DGEstE e British Council, continuando os docentes envolvidos a fazerem, regularmente, formação.
O que é o Ensino Bilingue?
O Ensino Bilingue tem como objectivo o ensino simultâneo de duas línguas, a língua materna e uma outra língua estrangeira, neste caso o inglês. As competências linguísticas de ambas as línguas são desenvolvidas simultaneamente, não prejudicando o processo de aprendizagem dos alunos.
A metodologia/abordagem utilizada neste programa é CLIL (Content and Language Integrated Learning).
A aprendizagem da língua inglesa permitirá ao aluno refletir e expressar-se com fluência e naturalidade. A língua inglesa é utilizada na vida diária da criança, em atividades interessantes e motivadoras, através do currículo nacional.
A Educação Bilingue não é apenas a aprendizagem de duas línguas em simultâneo, mas também conhecer-se melhor a si mesmo, conhecer as culturas nas quais participa e culturas de outros países. São formas diferentes de ver e pensar o mundo. Visa ainda desenvolver valores como o respeito, a apreciação pela diversidade e a tolerância, refletindo na sociedade e no mundo
Como é administrado o Ensino Bilingue no AEGX?
O Ensino Bilingue é administrado através do currículo nacional das disciplinas de Estudo do Meio e Expressões (4º ano); História e Geografia de Portugal., Ciência Naturais e Inglês (5º e 6º anos) e Ciências Naturais, Geografia e Inglês (7º e 8º anos). Os conteúdos são selecionados de acordo com o seu grau de dificuldade, sendo alguns lecionados através da língua materna pelo professor titular, e outros lecionados em inglês, pelo professor titular em coadjuvância com um docente de língua inglesa.
Com disciplina e com regras anglo-saxónicas, as aulas são administradas desde o princípio ao fim em inglês, sendo diversificadas, motivadoras e interessantes – exploração de contos/histórias infantis, trabalhos manuais, canções, chants, expressão plástica, experiências, jogos, tradições culturais anglo-saxónicas, fichas de trabalho, dramatizações...
A carga horária do ensino do inglês vai gradualmente aumentando, iniciando com seis horas no primeiro ano, e terminando com oito horas no quarto ano de escolaridade. No 2º ciclo a carga horária é de oito horas e no 3º ciclo de cinco horas.